Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Um Visitante Indigesto: Grêmio Passeia e Goleia Fluminense no Engenhão




A segunda partida entre clubes brasileiros nesta Taça Libertadores, valida pelo Grupo 08, tinha tudo para ser um bom jogo. A preparação para o duelo entre Fluminense e Grêmio começou logo após a estréia da equipe gaúcha na competição. Derrota para o modesto time do Huachipato, em plena Arena Gremista. Como o Fluminense havia ganhado na estréia, jogando na Venezuela, o time do Grêmio começou a fazer cálculos.

Caso perdesse no Engenhão e a equipe chilena do Huachipato ganhasse sua partida em casa, Fluminense e Huachipato ficariam com seis pontos cada, na liderança, empurrando a equipe gaúcha para as ultimas colocações.

A partida era decisiva para os gaúchos, e a sorte parecia estar ao lado do Grêmio. Na partida realizada as 19h45 min, jogando em casa, o Huachipato levou 3 x 1 do Caracas, o que tirou um pouco do peso do time gremista. Caso perdesse, o caminho da classificação não seria tão árduo.

Após o começo do jogo entre Fluminense e Grêmio o que se viu foi um espírito guerreiro do time gaúcho. O Fluminense tocava a bola, chegava pelas laterais, mas não conseguia romper a fortíssima marcação gaúcha. Para se ter uma ideia, o primeiro chute defendido pelo goleiro Dida foi aos 38 minutos do primeiro tempo.

O Grêmio corria, suava, se empenhava. Era como se o Fluminense jogasse uma partida do Campeonato Brasileiro, pensando no próximo jogo. Já o Grêmio jogava com espírito de Libertadores da América, brigando a cada partida ate a classificação.

E não deu outra, o Grêmio emplacou um sonoro 3 x 0, em pleno Estádio Engenhão.

Jogando de forma compacta e com muita marcação no meio de campo a equipe gaúcha fez 1 x 0 aos 33 minutos da etapa inicial. Em um escanteio, Elano efetuou um perigoso cruzamento, o lateral do Fluminense Bruno pulou junto com o atacante Barcos, porem acabou fazendo contra. 1 x 0 para o Grêmio.

No segundo tempo a equipe das Laranjeiras se perdeu em campo. Nos primeiros minutos, com a entrada de Deco já na volta para o segundo tempo, parecia que as coisas iriam ser diferentes. Parecia. Aos nove minutos, em um contra-ataque, a bola foi lançada para Barcos, esse fez uma bela jogada na área e mandou um chutaço, Diego Cavallieri espalmou e a bola sobrou para André Santos que, impedido, fez o segundo gol gremista.

O gol abalou os cariocas que tentavam, desnorteados, passar pela defesa gremista, sem sucesso. Aos 23 minutos da etapa final o chileno Vargas desferiu um belo chute no contrapé do arqueiro do Flu e selou a goleada.

Com o resultado o Grêmio assumiu a liderança do seu grupo, e o Fluminense caiu para a ultima colocação. Na próxima quarta-feira os cariocas viajam ate o Chile para enfrentar o Huachipato. É vencer ou vencer!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cinco Razões Pelas Quais o Sobrepeso Danifica o Meio Ambiente

Comece a ser consciente do que você come e quanto você come. Os recursos são escassos e poluentes.


O sedentarismo, maus hábitos alimentares e, principalmente, o consumo excessivo, fizeram a obesidade a epidemia do século. Como isso afeta o meio ambiente? De muitas maneiras. Aqui estão cinco razões XXL para por a mão na consciência:
1. Aumento do uso de energia elétrica: Aqueles que passam mais horas sem atividade física recorrem a aparelhos de entretenimento: TV, jogos virtuais, computadores, além do uso excessivo do microondas, torradeiras, fornos elétricos, cafeteiras, e tudo que não ameace seus hábitos sedentários. 
2. Alto consumo de combustível: Os meios de transporte preferidos pelas pessoas obesas são à gasolina. Além disso, o peso e a condição física não permitem que eles se locomovam de bicicleta e quando a doença é muito séria, mesmo a pé se torna difícil.
3. Impactos ambientais doenças associadas: São múltiplas doenças crônicas associadas ao ganho de peso: Diabetes insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, reumatismo. Tudo isso é tratado a base de drogas feitas pelas indústrias farmacêuticas que poluem o meio ambiente com emissões de carbono e o consumo de energia. Elas são excretados na urina, que uma vez chegando aos esgotos continua o seu impacto tóxico sobre o ecossistema.
4. Tamanhos especiais de produtos consomem mais recursos e custos de fabricação: Todas as coisas devem ser bem maiores do que o normal, o que implica uma despesa igualmente superior na sua fabricação. Isto a partir da primeira linha de produção: as matérias-primas que são excessivamente exploradas.
5. Maior produção de alimentos: Como com tamanhos especiais, gerar maior volume alimentos altamente processados, tem um custo ambiental muito elevado. Mais matérias-primas, maior utilização de produtos químicos, aumento no uso de energia pelas fábricas e mais combustível para o transporte. E se olharmos para a indústria animal, maior o sofrimento das vacas, galinhas, porcos, perus, e todos os animais que são explorados para o excesso da alimentação humana.


Moléculas de Lúpulo Usadas Para Combater o Câncer e Diabetes

Humulones, são as moléculas que dão a cerveja seu sabor tão singular, poderia ser um avanço no tratamento e medicamentos para diabetes e até mesmo câncer.


Em dezembro, a humulone era tida como um possível protetor contra certas infecções, com a ressalva de notar que para obter os efeitos de proteção através de beber cerveja, seriamos forçados a consumir uma quantidade não é aconselhável por outras razões de saúde mais óbvias.
No novo estudo, publicado em janeiro na revista Angewandte Chemie International Edition, os pesquisadores observaram os efeitos ​​positivos em vários estudos, escrevendo:
As alegações de que a cerveja e os ácidos amargos encontrados na cerveja são benéficos quando consumido com moderação têm acumulado ao longo do tempo, incluindo efeitos positivos sobre a diabetes, as formas de câncer, e inflamação.
Eles também perceberam que o humulone pode ajudar na perda de peso, também.

Mas os pesquisadores neste último caso estão menos preocupados em aprofundar estas descobertas, já que há muitos problemas envolvendo a "ciência de beber cerveja" e a saúde geral, assim estão mais preocupados com a estrutura química básica do humulone e outros ácidos que fazem parte do processo da fabricação da cerveja.

Werner Kaminsky professor associado da área de pesquisa química da Universidade de Washington, e sua equipe usaram um processo chamado cristalografia de raios X para descobrir a estrutura exata desses ácidos, as moléculas de humulone e alguns de seus derivados, produzidos a partir do lúpulo, utilizados no processo de fabricação da cerveja. 

Os co-autores Janeiro Urbanos, Clinton Dahlberg e Brian Carroll da KinDex Therapeutics, uma empresa farmacêutica de Seattle que financiou a pesquisa, recuperou ácidos do processo de fermentação e os purificou. Eles foram então convertidos em cristais de sal e enviados para Kaminsky, que usou o processo de cristalografia para determinar como os compostos e os ácidos do humulone se relacionam entre si, processo conhecido como "quiralidade", desta forma poderá determinar se um composto será eficaz quando utilizado em uma droga para um tratamento específico.
"Agora podemos determinar qual é a molécula que fornece o gosto amargo da cerveja”  disse Kaminsky.
Mestres cervejeiros, é claro, podem tomar nota neste ponto, uma vez que a ciência da criação do sabor da cerveja pode estar prestes a receber mais um ponto de precisão. No caso de aplicações médicas, no entanto, os pesquisadores observaram que mais trabalho precisa ser feito para descobrir exatamente como humulones podem se relacionar com outras moléculas para o tratamento do câncer e diabetes. A saber, já é possível que "humulones isolados e seus derivados podem ser prescritos com benefícios documentados à saúde" para doenças específicas.

E o que dizer de apenas beber a cerveja para obter os benefícios destes compostos? Os pesquisadores tem algo breve a dizer sobre isso, antes que alguém fique muito animado e peça uma cerveja com o seu almoço de hoje:

"O consumo de cerveja em excesso não pode ser recomendado para propagar a boa saúde."
Fonte: http://life.nationalpost.com/2013/02/04/beer-as-cure-hops-molecule-may-play-key-role-in-cancer-diabetes-drugs-u-s-study/

Novo Inseto Descoberto na Mata Atlântica




Uma nova espécie de mecóptero foi descoberto no Brasil em fevereiro. O Austromerope brasiliensis é a terceira espécie viva  na ordem das Mecopteras, popularmente conhecida como mosca-tesoura por causa da forma dos órgãos reprodutores masculinos, os quais se assemelham a uma tesoura.

O Meropeidae, uma das menores e menos conhecidas famílias da Mecoptera, até agora só tinha duas espécies vivas, uma na América do Norte e uma na Austrália, por isso acredita-se que as espécies foram separadas quando o supercontinente Pangea se dividiu.

O Austromerope brasiliensis foi coletada em uma fazenda particular perto de uma floresta na parte do ecossistema da Mata Atlântica, um dos mais ameaçados no Brasil. O inseto pode ser visto em uma variedade de habitats, incluindo florestas, matas e vegetação costeira.

Os pesquisadores observaram que este inseto, bem como muitas outras formas de vida ainda desconhecidas estão em grave perigo devido ao desmatamento que afeta a Mata Atlântica brasileira.

Você pode ler o estudo completo, publicado na revista ZooKeys, no link a seguir.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Megan Fox Anúncia Que Gostaria de Ter um Bumbum Brasileiro



Atriz americana Megan Fox é considerada uma das mulheres mais bonitas do mundo e, enquanto muitas mulheres gostariam de ter sua figura escultural, ela confessou que "gostaria de ter um bumbum de brasileira".

Convidado para o Carnaval no Rio de Janeiro por uma empresa líder de cervejas, a estrela de "Transformers" não fez nada mais do que elogiar o país e especialmente as mulheres, a quem elogiou suas curvas generosas.

"Eu gostaria de ser brasileira! ... Eu gostaria de ter um bumbum brasileiro!", Disse a estrela de Hollywood, junto com seu marido, o ator Brian Austin Green.

Alem de Megan e Brian, o carnaval foi assistido por Will Smith, Kim Kardashian, Kanye West e PSY, entre outras celebridades. 

Russos Vendem Supostos Pedaços do Meteorito Que Caiu Nos Urais


Uma espécie de febre meteorito tomou conta da cidade industrial de Chelyabinsk (cerca de 500 quilômetros de Moscou), onde moradores e curiosos procuram restos do objeto caído.


O meteorito que explodiu na última sexta-feira nos Urais (Rússia)  deixou mais de mil feridos e produziu prejuízos de US$ 30 milhões. No entanto, informou o jornal e-consulta.com, que colocou milhares de pessoas na busca dos fragmentos que caíram ao chão com fins comerciais.
"Muitos fãs estão esperando encontrar um pedaço de rocha, que hoje estaria no mercado custando cerca de US$ 2200 por grama (mais do que o ouro)," menciona o portal.
A maioria das pessoas começaram a chegar quando cientistas da Universidade Federal dos Urais, anunciou que tinha recuperado 53 fragmentos do meteorito, perto do Lago Chebarkul.

A bola de fogo pode ser vista nos vídeos que foram gravados no momento da explosão, esses videos permitem ver a velocidade do meteorito que era de 30 quilômetros por segundo. Após o surto, 20 mil pessoas vieram para visitar a área e tentar recuperar os fragmentos.

A autenticidade dos itens é difícil de determinar. No entanto, a Internet se encheu rapidamente de anúncios oferecendo pedaços genuínos do meteorito de Chelyabinsk com preços tão incríveis como US$ 35 dolares. "Pedaço de meteorito, talvez foguete, talvez OVNI", diz um dos anúncios.

O fato é que os restos do meteorito estão sendo cotados a preços muito altos, já que não têm sido fácil para recupera-los, dadas as condições do clima e do solo. "Quanto mais difícil  recupera-los, mais caro será", diz Dmitry Kachkalin, membro da Sociedade Russa Meteorito Amadores.

Além disso, a polícia da cidade russa de Chelyabinsk, disse segunda-feira que está  verificando todas as ofertas que aparecem na Internet relacionados com a venda de fragmentos do meteorito que atingiu a região na sexta-feira, causando centenas de vítimas e enorme danos materiais.

A Travessia da Massa


A pasta, um alimento tão popular que se espalhou por todo o mundo, versátil e estrela de pratos luxuosos tem sua origem disputada entre historiadores e apreciadores da boa comida. Voltaremos alguns séculos atrás e vamos começar a viagem que fez este ingrediente para tornar-se no que conhecemos hoje.
Como regra geral, a palavra massa vem do latim massa, vire παστά grego antigo pastá ).

Em nossa viagem, a primeira coisa que descobrimos é um antigo mito romano que diz que a pasta foi o resultado de uma batalha titânica entre Vulcano, deus do fogo, dos metais e rei de vulcões violentos, e Ceres, deusa da agricultura, da colheita e da fertilidade. Este par de deuses tinham uma relação estreita já que Ceres é a terra, que oferece fruto abundante quando animada pelo fogo, identificado por Vulcano. Uma vez começaram uma discussão acalorada, e Vulcano estava tão irritado que arrancou espigas de trigo da terra e as golpeou com sua marreta até que virar farinha e a afundou nas correntes do Vesúvio entre chamas e vapores, em seguida, adicionou o suco de um punhado de azeitonas e comeu toda a preparação miscigenada, o que resultou no primeiro prato de massa .


A partir daí surgiram inúmeras hipóteses que dão a origem deste alimento delicioso como da  prestigiosa Itália ou da mítica Ásia. Assim continuamos indagando.

Diz-se que a China "é a mãe da massa, como alguns pesquisadores afirmam ter encontrado em suas terras o mais antigo macarrão que se tem conhecimento "são finos, amarelos, medem 50 centímetros de comprimento e são feitas de um certo tipo milho originário da China. Esta pesquisa mostrou que a primeira produção de macarrão ocorreu na China. No entanto, esta alegação é questionada porque alguns pesquisadores afirmam que Marco Polo, ao qual é creditado o ingresso do macarrão chinês para o mundo ocidental, nunca comentou em seus relatos sobre suas viagens o tal encontro com a massa neste continente.

Os romanos também têm uma influência sobre esta história. Segundo relatos na tumba  etrusca de Cerveteri, perto de Roma, no século III aC, foram achadas decorações alusivas a vários utensílios domésticos para cozinhar, modelar e cortar a massa. De fato, há evidências de que Marcus Tullius Cícero, orador e escritor romano, registrou o gosto pelo "Lagum", que é uma pasta em formato de uma faixa longa, temperada com a "jus", algum tipo de suco resultante de carnes assadas.


E não podemos deixar de lado aqueles que afirmam que a origem da pasta é dos napolitanos, cujas águas, ricas em enxofre, acrescenta um sabor, flexibilidade e consistência muito particular. Outros historiadores sugerem que a Etiópia é o precursor desse ingrediente , graças à variedade de trigo que possuía desde tempos muito antigos. Além disso, há um grupo que associa a origem da massa a Arabia Saudita, uma vez que é fácil de transportar e cozinhar esse alimento nos pequenos oásis.

Mas entre todos esses debates há um ponto de consenso: historiadores, pesquisadores e convidados concordam em considerar a pasta, esta massa feita de farinha de trigo ou sêmola, que conta com tantas formas deliciosas e icônicas em toda a parte do mundo, a qual é servida al dente, com molho à bolonhesa, com atum ou uma camada de queijo parmesão, é um dos ingredientes mais representativos, apreciados e variados no vasto mundo da gastronomia .

Pode ser em saladas, como aperitivo ou como prato principal, a massa continuará a ocupar um lugar soberano em nossa mesa.

Fonte: http://cocinayvino.net/gastronomia/especiales/4296-la-travesia-de-la-pasta.html

Tire Suas Dúvidas: Meteoro, Meteorito, Asteroide?


Grosso modo, as diferentes classificações indicam apenas o tamanho de um asteroide e a posição em que ele se encontra.

Por Felipe Arruda em 17/02/2013

Fonte da imagem: NASA

Recentemente, a mídia tem usados com excesso termos como "asteroide", "meteoro" e "meteorito". As principais razões para  essa atenção repentina ao espaço são o asteroide 2012 DA14, que passou “de raspão” pela Terra, e um meteorito que atingiu a Rússia e deixou mais de 500 pessoas feridas. Com essa exposição maior do assunto, fica fácil se confundir e não entender a diferença entre essas diferentes classificações. E tudo fica pior quando os tais meteoroides e planetoides se juntam a asteroides, meteoros e meteoritos.

Basicamente, todos esses termos astronômicos tem uma origem em comum: o asteroide, ou seja, um corpo rochoso e inativo que vaga pelo espaço. Porém, esse  asteroide se torna um meteoro assim que entra na atmosfera terrestre e proporciona o que chamamos popularmente de “estrelas cadentes”. Caso esse meteoro sobreviva à descida incandescente ao nosso planeta e atinja o solo, ele se torna um meteorito.

Parece, simples, não? Afinal, tudo depende da altura em que esse tal corpo rochoso se encontra. Porém, há exceções a essa regra e, de acordo com o tamanho ou região do espaço em que o asteroide se encontra, ele pode ser promovido ou rebaixado para outros "cargos" astronômicos.

Planetoide ou meteoroide?
A carreira de um asteroide não está restrita a se tornar meteoro ou meteorito. Outras portas estão abertas para a promissora “rocha” que vaga pelo espaço. Se uma pequena parte se desprende de um asteroide maior e passa a orbitar o nosso Sol, esse “filhote” ganha, automaticamente, o nome de meteoroide.

Entretanto, há milhões de asteroides “lá fora” e cerca de 750 mil deles compõem um cinturão localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter, com muitos candidatos a meteoroides. Com um número tão grande de "rochas" espaciais, é de se esperar que algumas fujam do normal e atinjam proporções tão grandes a ponto de serem confundidas com um planeta.

Fonte da imagem: NASA

Quando isso acontece, o asteroide é promovido para planetoide. Esse é o caso de Ceres, por exemplo, que possui 940 km de extensão. E as semelhanças com planetas chegam a assustar: apesar de não possuir atmosfera, um asteroide pode ser massivo o suficiente a ponto de ter luas orbitando ao seu redor.

Por que estudamos os asteroides?
Há diversos interesses científicos nos asteroides. Para começar, eles são os restos do processo de formação de planetas rochosos e, portanto, servem como uma espécie de registro histórico de como nosso Sistema Solar se formou. Além disso, quando esses objetos colidem com a Terra — como já aconteceu diversas vezes —, eles costumam alterar não só a forma do nosso planeta, mas também podem trazer mudanças drásticas nas formas de vida que o habitam.

Como se não bastasse, os asteroides também são fontes muito ricas de minérios valiosos e, portanto, é muito provável que a humanidade comece a explorar esse tipo de recurso natural no futuro, mandando mineradores ao espaço para  aumentar as riquezas da Terra.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cachorros São Mais Inteligentes do Que Você Imagina


Brian Hare, fundandor Centro de Cognição Canina da Universidade Duke, apresenta o termo Dognición que mistura cognição e cão, em inglês.



Hare também é o autor do livro "O gênio dos cães: Como os cães são mais inteligentes do que você pensa" Esse foi o começo dessa investigação. Atualmente o Fundador do Centro da Cognição Canina desenvolveu um aplicativo que permite medir as habilidades cognitivas do seu mascote, e foi batizado com o nome de  Dognition.
Este aplicativo apresenta o que ele chama de "10 jogos para medir diferentes tipos de inteligência, incluindo empatia, comunicação, emoções, memória e raciocínio."Os 10 jogos vão te ajudar a descobrir as estratégias que seu cão usa", afirma Hare.
Isso poderia ser descrito como uma revolução na forma como entendemos os nossos animais de estimação. O professor diz que "cada vez que um cão fica olhando seu dono a oxitocina aumenta. Isso significa que ele está criando um vínculo com você, este é um de seus super poderes".

Em um estudo de Hare, foram colocados 88 cães com seus donos em uma sala e, em seguida, se apagou a luz. Naquele tempo, os animais começaram a roubar comida e desobedecer e isso aconteceu justamente porque eles estavam cientes de que seus donos não podiam vê-los.



O estudioso explica ainda que os cães não sejam provenientes de nossa "família", como os chimpanzés ou macacos, assim não compartilham informação genética, no entanto, têm um maior nível de intenção de compreender e tentar comunicar-se conosco. "Eles têm a capacidade de usar o raciocínio inferencial. A natureza lhes deu o dom de ser capaz de fazer inferências. Eles podem ler nossos gestos, eles são capazes de entender o que estamos tentando comunicar ", diz Hare.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Passagem do Asteroide 2012 DA14 ao Vivo: Assista.

Live Video streaming by Ustream


Ainda hoje o asteroide 2012 DA14 deverá iniciar a sua passagem próximo à Terra, a uma distância de pouco mais de 27 mil quilômetros, a mais curta já registrada em um evento desse tipo. E, de acordo com o pessoal do site WIRED, a NASA transmitirá a passagem do astro ao vivo, através do site USTREAM.

Com 130 mil toneladas e 45 metros de diâmetro, o 2012 DA14 se encontrará mais próximo da Terra por volta das 17h24 (horário de Brasília), enquanto passa sobre o Oceano Pacífico. Sua passagem deve durar aproximadamente 33 horas e não poderá ser vista do Brasil. Assim, a agência espacial norte-americana transmitirá ao vivo imagens provenientes de telescópios localizados em todo o mundo. A imagem abaixo mostra os locais de melhor visibilidade.

Fonte da imagem: Reprodução/Geert’s Research

Além da NASA, outros observatórios e telescópios espalhados pelo planeta também transmitirão a passagem do 2012 DA14, como é o caso do Observatório Bareket, em Israel, e do Telescópio Virtual, localizado na Itália.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Lanches Saudáveis Para as Crianças



Depois de passar um dia inteiro na escola, fazendo lição de casa e brincando, as crianças gastaram a maior parte de suas energias. É por isso que muitos especialistas recomendam fazer um lanche no meio da tarde, para encerrar o dia sem chegar a exaustão.

No entanto, talvez por causa da perda do hábito de petiscar ou estar envolvido em outro trabalho, os pais não gastam muito tempo pensando e tendem a dar-lhes como lanche guloseimas e doces. Estes não são nada benéficos para os pequenos, embora eles, claro, o sem qualquer censura.

Existem várias opções nutritivas e saudáveis de ​​lanches para as crianças, e exigem praticamente nenhum esforço na preparação. Por exemplo, eles podem oferecer uma rica salada de frutas. Rico em vitaminas, e pelo sabor doce agradam em cheio ao limitado paladar das crianças. Sem abusar, pode ser acompanhado com chocolate derretido ou leite condensado, para torná-los mais agradáveis.

Alguns nutricionistas dizem que o lanche da tarde é uma excelente oportunidade para completar a dose de lácteos, frutas e cereais recomendados para crianças. O iogurte é ideal para alcançar isso, pois pode ser servido de diversas maneiras e com acompanhamentos diferentes, para que não se cansem de comer a mesma coisa. Uma boa opção é colocar em uma casquinha de sorvete o iogurte bem firme e acompanha-lo com frutas.

Você também pode servir iogurte líquido com  granola ou o seu cereal favorito. As barras de cereais são uma solução rápida para aqueles dias em que você não tem tempo para servir a refeição. As fibras contidas facilitam a digestão das gorduras que consumiram durante o dia.

Finalmente, sorvetes de frutas são excelentes para as crianças que não gostam de ingerir os frutos in natura. Preparar e congelar o suco em copos, colocando previamente um palito de sorvete. Assim, disfarçado de sorvete, eles ingerem todos os nutrientes das frutas.

Possível Cura Para a Miopia ?



Uma série de genes foi identificada como causadores da miopia. A descoberta representa um grande avanço científico.

Uma equipe britânica conseguiu identificar 24 genes específicos que são os responsáveis por provocar a miopia, uma das doenças oftalmológicas mais comuns entre humanos.

Os cientistas estimam ser possível, em um futuro breve, desenvolver um fármaco que possa bloquear a ação desses genes, o que representaria um alívio para milhões de pessoas em todo o mundo que usam óculos.

Isso ainda traria benefícios, como por exemplo, impedir que a doença se desenvolva, o que preveniria os casos de cegueira em pacientes em estágios avançados.

A miopia se caracteriza pela dificuldade em focalizar objetos distantes. O problema afeta 1 a cada 3 britânicos e está se tornando mais comum, especialmente em uma sociedade que passa cada vez mais tempo na frente da televisão e telas de computador.

O problema geralmente surge na infância e em casos graves pode levar à degeneração macular e diversas outras formas de cegueira. Em países como Singapura, 80% da população é míope.

Há três anos, o pesquisador Chris Hammond, da Kings College London, descobriu um gene associado à miopia. Agora, uma equipe internacional de pesquisadores fizeram análises em 45 mil pessoas ao redor do mundo, encontrando os outros genes que faltavam para entender o quebra-cabeça.

Descobrir como os genes se comportam e como provocam a miopia pode levar a formulação de colírios e medicamentos contra a doença: “Atualmente a miopia é corrigida com óculos ou lentes de contato, mas agora nós entendemos mais sobre os gatilhos genéticos da doença, podemos explorar outras maneiras de evitar a progressão”, declarou um dos representantes do estudo em entrevista à revista Nature Genetics.

Os genes não são o único fator por trás do desenvolvimento da miopia. O estilo de vida também influencia para que ela apareça.

Infelizmente, a descoberta genética é improvável para ajudar aqueles que precisam de óculos de leitura para hipermetropia.

Os cientistas da Universidade de Michigan já se ofereceram para estudar e testar novas drogas para a miopia.

Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / patricearts.blogspot.com

Caiu Parte do Telhado da Planta Nuclear de Chernobyl



Parte do telhado da usina nuclear de Chernobyl desabou, levantando preocupações sobre as condições da antiga fábrica nuclear, fechada após o acidente de 26 de abril de 1986. O telhado caiu sobre uma sala da turbina, devido ao peso da neve.
Segundo as autoridades, o "sarcófago" de concreto que foi construído para selar o reator para conter a radiação não foi afetada por este incidente. Nem teria aumentado os níveis de radiação na área, embora tenham evacuado cerca de 80 trabalhadores da construção civil dos arredores. As autoridades pediram calma.
A explosão e o colapso do reator de Chernobyl, na Ucrânia, é o pior acidente nuclear de que se tem conhecimento. A área afetada pelo deslizamento é de cerca de 50 metros do sarcófago. Atualmente está em construção uma segunda estrutura para cobrir o reator, devido as preocupações sobre a durabilidade do contentor que existe atualmente.
Até hoje, a área ao redor da planta permanece área de exclusão devido à contaminação radioativa.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Twitter é Alvo de Ataque de Hackers e Foram Bem Sucedidos, Cuidado!



Twitter confirmou que o serviço foi vítima de um ataque de hackers e que pelo menos contas de 250.000 membros podem ser afetadas porque as informações criptografadas, tais como sua senha e conta de e-mail poderiam agora estar nas mãos erradas.

Diante dessa situação o Twitter está enviando e-mails aos usuários que acredita estar em risco de uma invasão de suas contas, o problema é que hoje é sábado, nem todos verificam seu e-mail e também não se sabe quanto tempo irá demorar para que 250.000 emails cheguem a seu destino.

Como medida de precaução, recomenda-se para alterar a senha de sua conta e poupar uma dor de cabeça no futuro.

Programadores do Twitter acreditam que este ataque não foi obra de hackers amadores, ao contrário, acham que foi um trabalho bem planejado e metódico de pessoas que sabem exatamente o que fizeram. "O ataque não foi isolado, outras empresas, como The New York Times e as Wall Street Journal também sofreram ataques que exploram a vulnerabilidade encontrada em Java. Note-se que este ataque não tem nada a ver com falhas intermitentes no serviço do Twitter que foram relatados nas últimas horas.
Embora o Twitter está  levando o caso muito a sério, Aaron Gotwalt, co-fundador brincou um pouco sobre isso e postou em sua conta pessoal uma mensagem dizendo "OK, vamos fazer isso mais fácil. Quem "não" sofreu um ataque a sua conta do twitter? "

Como curiosidade, se assim podemos dizer, a maioria das contas hackeadas são da "primeira geração", isto é, aqueles que foram criados em 2007 pelos pioneiros dos usuários do Twitter.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Jogos de Tiro em Primeira Pessoa Melhoram o Desempenho do Cérebro



De acordo com o artigo da Scientific American Mind, “How Video Games Change the Brain”, há um crescente número de pesquisas científicas mostrando resultados positivos em relação a como os vídeo games alteram o cérebro humano. Em particular, os jogos de tiro em primeira pessoa são aqueles que melhoram com mais eficiência as funções cognitivas e a capacidade de aprendizado – algo que traz benefícios para a vida real, não se limitando apenas aos games.
Além da coordenação entre olhos e mãos, o artigo cita estudos nos quais os resultados apontam para um desempenho melhor dos gamers (em relação a quem não joga) em testes envolvendo tomada de decisões, raciocínio espacial, foco espacial e acuidade visual. De acordo com a neurocientista Daphne Bavelier, “os video games melhoram a conexão através e dentro de diferentes regiões do cérebro”, considerado pelo artigo como o “Santo Graal da educação”.
Contudo, não é preciso jogar por anos para ver resultados. Em um estudo de 2006, conduzido por Bavelier e pelo pesquisador C. Shawn Green, 15 pessoas não gamers jogaram uma hora diária durante 10 dias (nove Medal of Honor: Allied Assault e oito Tetris). Comparando os resultados das provas feitas antes e depois da jogatina, quem jogou o FPS apresentou uma melhoria nos três testes envolvendo atenção visual.
Outros estudos, de 2007 e 2011, apontam que jogar video games também pode ajudar no tratamento de problemas oculares específicos. Entretanto, nem todos os resultados são positivos: o artigo indica que um efeito colateral de jogos de tiro é o aumento temporário da irritabilidade e da violência. Por causa disso, há grupos de pesquisadores procurando meios de desenvolver games que influenciem apenas os efeitos positivos da jogatina.