Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de março de 2012

Nível Dos Mares Pode Subir Até 20 Metros no Futuro

Derretimento parcial da Antártida e Groenlândia deverá afetar 70% da população mundial.

 
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

Um grupo de geólogos da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, liderados pelo professor Kenneth G. Miller, apresentou um estudo no qual afirmam que o nível dos oceanos poderá subir até 20 metros, mesmo que a humanidade consiga limitar o aquecimento global em 2º C.
Depois de avaliar amostras de solo do Estado da Virgínia, do atol de Enewetak no Pacífico e da Nova Zelândia, eles compararam os dados com informações de uma época geológica conhecida como Plioceno, compreendida entre 2,7 e 3,2 milhões de anos atrás. Durante esse período, a Terra apresentava os mesmos níveis de dióxido de carbono na atmosfera que os atuais, e a temperatura se encontrava 2º C acima da nossa.

Maré alta

Os pesquisadores concluíram que o volume de água liberado seria equivalente ao derretimento de toda a Groenlândia e dos lençóis de gelo da porção oeste da Antártida, assim como da margem dos lençóis da porção leste também. Tal aumento nos níveis dos oceanos poderia alagar as regiões costeiras de todo o planeta, afetando 70% da população mundial.
O estudo destaca a fragilidade dos grandes lençóis de gelo do planeta com relação às mudanças climáticas, sugerindo que até mesmo aumentos modestos de temperatura podem resultar em uma grande elevação dos níveis oceânicos.
Contudo, Miller afirma que você não precisa vender a sua casa de praia ainda, pois todo o processo de derretimento deve demorar entre alguns séculos e milhares de anos para acontecer. A estimativa para a elevação global durante o século 21, devido ao aquecimento dos oceanos e degelo de alguns glaciares e parte da Groenlândia e Antártida, está entre 0,8 e 1 metro.



SOB AS ONDAS
Simulação de como ficaria a zona sul do Rio de Janeiro se o nível do mar subisse 12 metros. Pesquisadores dizem que isso poderia ocorrer, no fim do século, com o derretimento da Groenlândia e de parte da Antártida

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/mega-curioso/21009-aquecimento-global-o-nivel-dos-mares-pode-subir-ate-20-metros-no-futuro.htm#ixzz1plvMExt0
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário