Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de março de 2012

Local do Naufrágio do Titanic Totalmente Mapeado Pela Primeira Vez

Os pesquisadores montaram o primeiro mapa global de todo o campo de destroços do Titanic.



Em meados de 2010, o RMS Titanic (guardiã legal do transatlântico afundado) junto com Instituto Oceanográfico Woods Hole e do Instituto Waitt de La Jolla, liderou uma expedição ao local do famoso acidente e tiraram um número estratosférico de fotografias do malfadado navio. O resultado? O primeiro mapa sonar ultra detalhado do Titanic.

A expedição usou dois robôs veículos submarinos autónomos (AUVs por sua sigla em Inglês) que pesquisaram a área onde está o barco com um sonar de "varredura lateral" e também tiraram 130.000 fotos em uma área de 3 × 5 km. Então, as fotos são colocadas juntas como peças de quebra-cabeça em um computador, e se cria um mapa gigante para que os cientistas possam examinar, esse mapa fornece o máximo de detalhes como se fosse um acidente em terra. 
De fato, um dos cientistas da expedição, disse que "quando se olha para o mapa você pode ver exatamente o que aconteceu."
Não é a primeira vez que se tenta montar um mapa deste estilo do Titanic, mas os primeiros eram simplesmente incompletos. 
Diz o historiador Parks Stephenson, que este novo mapa é como se de repente "se iluminasse a sala e podemos ir de sala em sala com uma lupa gigante, e ainda documentar tudo. Nunca foi feito nada parecido com o Titanic. "

Os resultados da expedição vai ao ar um documentário chamado "Titanic: Mistério resolvido" com duas horas de duração, no dia 15 de abril através do  History Channel, assim que se completem 100 anos do  naufrágio do navio inafundável. Entre outras coisas, vai lançar luz sobre aspectos desconhecidos do navio, como uma alegada falha na fabricação que, eventualmente, provocou a tragédia.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário