Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

Estudo Demonstra Que Óleo Reaquecido Pode Causar Câncer

Há muito tempo sabíamos: Várias investigações confirmam por anos que o óleo não deve atingir altas temperaturas, pois perde suas propriedades, como o resto da comida


Agora, a Faculdade de Farmácia da Universidade do País Basco (UPV) publicou na revista Food Chemistry as conclusões que chegaram após uma investigação concisa sobre o uso de azeite de oliva e óleo de girassol a 190 ° por períodos de 8 horas até 40 horas e as revelações não são muito encorajadoras.

Eles têm visto que, quando o óleo é reaquecido estas temperaturas, moléculas são formadas, entre outros compostos, aldeídos, que podem ser tóxicos.

A novidade do estudo é que foi encontrado entre estes aldeídos alguns do tipo oxigenado, que estudos anteriores têm encontrado relação com as células e tecidos no processo de "stress oxidativo" e que têm sido ligados à proteína de tecido humano danificado, por isso eles são considerados potenciais agentes causadores de doenças como câncer, Alzheimer ou Parkinson.

Neste estudo da UPV ele também mostrou que os óleos ricos em Omega 6 e Omega 3 são muito mais propensos a gerar mais desses aldeídos tóxicos. Assim, devemos ter o dobro de cuidado com eles.

Como podemos ver, é o estudo de óleos submetidos ao aquecimento repetido, portanto, espero que no futuro muito próximo, assim como se regula há anos a necessidade de cumprir os requisitos para manipular alimentos, podemos medir e regular a utilização (e reutilização) de óleos industriais fritadeiras de restaurantes e locais de fast food.

Certamente alguns de vocês teve o "prazer" de entrar na cozinha de um estabelecimento de alimentos em que as bandejas das fritadeiras industriais cheios de um óleo grosso e escuro demais para ser "novo". Sendo que o conforto e acima de tudo, reduzindo os custos é o mais importante... Sabendo disso, vamos agora analisar os sanduíches e pratos fritos a partir de uma perspectiva diferente?


LinkInvestigadoras de la UPV/EHU detectan aldehídos tóxicos en el aceite recalentado (UPV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário