Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de março de 2012

Estados Unidos e o Maior Centro de Espionagem do Mundo Vem à Luz

A NSA tornou-se a maior, mais secreta e potencialmente mais intrusiva Agência de inteligência do mundo



Até 20.000.000.000.000.000 contatos entre as pessoas foram interceptadas e armazenadas pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos de 2001 até agora. E certamente ninguém tinha pensado nisso.

De acordo com um relatório publicado pelo The New York Times em 2005 e agora confirmado pela revista Wired, em um relatório recente, juntamente com dois empregados da NSA, sabemos que esta instituição está ligada diretamente aos fornecedores de empresas de telecomunicações, como por exemplo, AT & T e Verizon, onde existem salas secretas dentro dos edifícios dessas empresas, onde está presente a NSA, e tem evadido das instituições magistralmente reguladoras tais práticas ilegais e anti-constitucionais, embora o registro de chamada de Vigilância de Inteligência Estrangeira Acto de 1978 Alterações Act de 2008, aprovada pelo Congresso dos EUA em 2008, faz com que a maioria destas ações seja legal. O que as empresas ganharam? Imunidade de processos no Ministério Público.

Mas isto é apenas um exemplo, porque o pior é a vigilância está presente em satélites que orbitam o planeta e também prestam os seus serviços para a Europa, Ásia e países do Pacífico. Não é só isso: cabos subterrâneos e submarinos também são interceptados. Telefonia, Internet, qualquer meio que sirva para se comunicar.

Tudo está sendo gravado, telefonemas, e-mails e até mesmo fazer pesquisas no Google. Também os rastros que deixamos em sistemas com base em computadores e informática, por exemplo compras on-line, rotas, viagens, bilhetes de estacionamento e muito mais. Muito mais.

O que fazer com tanta informação? Acontece que está sendo construído em Utah, algo que a revista Wired chamou de "maior centro de espionagem do mundo" um centro de dados chamado Utah Data Center (UDA) que, com um investimento de US $ 2 bilhões pretende   armazenar todas informações coletadas nos últimos onze anos. Será inaugurado em setembro de 2013.

Mas a questão não é apenas manter as coisas em discos rígidos, porque a variedade do que foi espionado é enorme, desde informações pessoais, informação financeira, externa e de segurança nacional em resumo, todos os dados a respeito de política, jurídico e económica, com esta informação codificada ou encriptados, como era de se esperar.

Apesar disso, a NSA tem tudo planejado e é por isso que parte da UDA é ter um super computador, que através da força bruta conseguirá decodificar a informação, tudo em uma instalação chamada "MultiProgram Research Facility". Utilizar este método, sem dúvida, requer grande poder de computação, por isso estima-se que apenas em 2018 o super-computador de alta performance será conectado diretamente às bases de dados da UDA para um  trabalho simultâneo.

Neste momento, este enorme centro de dados (data center) servirá para recolher e transferir dados diretamente para a NSA, instituição que é responsável pela entrega dos dados para o Pentágono, a Casa Branca e a CIA, tudo filtrado e classificado perfeitamente segundo o nome da pessoa da qual se requer informações.

A única proteção que temos é criptografar as comunicações na Internet através do regime de criptografia Advanced Encryption Standard (AES) que ainda significa uma dor de cabeça para a NSA e é hoje um dos mais populares do planeta, ele está integrado aos navegadores e programas de e-mail, principalmente, estes canais continuam a ser relativamente seguros, pelo menos até entrar em operação, o super-computador da UDA.

Finalmente, e em uma tentativa de gerar conscientização entre a população, uma fonte anônima disse o seguinte sobre o trabalho de espionagem realizado pela NSA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário