Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ices, O Que Você Está Bebendo ?

" As bebidas têm muito açúcar e teor alcoólico maior que o de uma cerveja. E, ao contrário do que dá a entender o rótulo, não contem nada de limão em fruta "


As bebidas conhecidas como ice fazem sucesso em festas e boates. Com teor alcoólico similar ao da cerveja (na verdade, como você verá aqui, um pouco maior), elas são vendidas prontas para beber, em garrafas individuais, e se encaixam bem no clima quente do país - pois devem ser bebidas geladas. Já existem em vários sabores e à base de diferentes tipos de bebidas alcoólicas, desde vodca até uísque e absinto. No entanto, esse tipo de bebida não tem padrão ou regulamentação.

Sem advertência para menores de 18

Na rotulagem , as advertências exigidas pelo Ministério da Saúde praticamente não existem. A frase " produto para maiores de 18 anos " só aparece na marca Skarloff Ice. As demais  - com exceção da Syn, que não traz nenhuma informação - apresentam apenas a advertência " beba moderadamente ", que também é obrigatória.

O valor alcoólico variam em torno de 5,3%  a  6,0%, com média de 5,7%. Algumas ices chegam a ter 20% a mais de álcool do que a cerveja e 40% mais calorias do que a latinha. E essas bebidas são muito consumida por jovens devido a seu sabor adocicado.
Nesse caso, vale mais ainda a advertência esquecida em alguns rótulos: esse tipo de bebida é proibida para menores. Não se engane achando que ela é inofensiva.

Na lista de ingredientes faltam itens

O valor de açúcar varia muito. Alguns produtos contêm concentrações altíssimas de sacarose. As quantidades por garrafa variam entre 0,48  a  18,54 gramas. Levando-se em conta que apenas 10% das calorias diárias devem ser provenientes de açúcar, numa dieta de 2.000 kcal (o normal para um adulto), apenas 200 kcal devem ser provenientes do açúcar - o que equivali ao consumo de 50g de açúcar por dia. Se uma pessoa ingerir 3 garrafas da Askov, a bebida com maior concentração de açúcar, terá consumido mais que o total diário recomendado.

No entanto, cabe ressaltar que alguns produtos quase não apresentam açúcar: contêm menos de 1g por garrafa. É quase certo que essas bebidas apresentam edulcorantes. O problema que essa adição não consta na lista de ingredientes.

Na verdade, ingrediente comum em todos os rótulos é desinformação. As ices Kovak e Skarloff, por exemplo, nem sequer mencionam que contêm açúcar.
Como não há legislação para esse produto, em teste realizado foi verificado que quando se trata do limão, apenas uma das marcas tem o produto em sua composição, a Balalaika, mas não se trata do suco do limão, mas sim de uma emulsão de limão.

As demais marcas só apresentam aroma natural de limão, ou seja, não tem fruta em sua composição. Um fato curioso é que o Syn tem uma lista de ingredientes " álcool etílico potável " e " aroma idêntico ao de vodca ", ou seja, nem vodca ele leva.

Se estiver dirigindo, não beba nenhuma garrafinha de ice. Uma embalagem já ultrapassa os limites de tolerância permitidos na lei seca. Principalmente agora que a lei seca ficou muito mais severa.

Um comentário:

  1. quero ter contato com as industrias dos produtos ice ilustrados na foto, por acaso podem me fornecer se tiverem? at. Leila.

    ResponderExcluir